AS COMPRAS PESSOAIS TOMAM UM SIGNIFICADO TOTALMENTE NOVO

As marcas têm se concentrado por décadas na criação de experiências elevadas para os clientes em suas lojas físicas, assim como online. Grandes experiências de compra envolvem muito mais do que apenas experiências físicas na loja – os consumidores também têm interações personalizadas quando gastam seu dinheiro digitalmente.

As marcas podem fornecer uma experiência digital mais personalizada por meio de 7 estratégias eficazes:

1 – REÚNA UMA VISÃO COMPLETA DOS DADOS

As marcas precisam se tornar as melhores amigas de seus consumidores. Provavelmente temos amigos do trabalho, amigos da escola, amigos dos amigos, amigos da família… e a lista continua. Cada um deles pode conhecer um certo “lado” de nós; mas talvez nossos melhores amigos desde a infância nos conheçam melhor, pois eles estiveram lá em todas
as fases da nossa vida e entendem todos os aspectos de nossa personalidade. As marcas precisam fazer algo semelhante com os dados dos seus clientes. Conheça os clientescomo melhores amigos, interagindo com seus dados por todas as vias: e-mail, pesquisa, celular, aplicativo, social, eventos e na loja.

2 – PERSONALIZE SUA COMUNICAÇÃO

O que os comerciantes fazem com a abordagem holística de dados é fundamental. Eles devem considerar os comportamentos em suas comunicações e personalizar as comunicações de marketing para os clientes, enviando apenas as mensagens mais relevantes – e oferecendo experiências selecionadas. Os clientes interessados apenas em equipamentos de caminhada não querem e-mails sobre outros produtos. Mas isso também vai além de tópicos e interesses – os comerciantes devem avaliar em qual via cada cliente terá maior probabilidade de se engajar, qual hora do dia funciona melhor para eles e a frequência com que preferem receber comunicados.

3 – MARKETING ATUAL

O Santo Graal do marketing é aperfeiçoar o momento em que cada peça de comunicação chega a cada cliente. Anúncios que não são seguros para a marca podem se tornar uma gafe infeliz. As marcas devem estar cientes de quando e onde seus comunicadores de publicidade e marketing vivem e são distribuídos.

4 – BOCA A BOCA

há marketing melhor do que o boca a boca – clientes que amam tanto uma marca e que contam a seus amigos e familiares é a meta final para a aquisição de clientes. Não há custos, mas há alto potencial de receita. Embora muitos comerciantes não tenham uma estratégia boca a boca documentada, eles devem reconhecer a capacidade do bate-papo social a fim de rapidamente escalar conversas. Os comerciantes devem fazer todo o possível para proteger os principais requisitos do boca a boca: atendimento ao cliente e qualidade do produto.

5 – PRODUTOS PERSONALIZADOS

Um produto perfeitamente personalizado de acordo com o gosto do cliente é o epítome de uma poderosa experiência de compra personalizada. Os comerciantes devem considerar maneiras de personalizar produtos para atender aos desejos dos clientes sem prejudicar seus resultados financeiros. Mesmo que não seja um produto totalmente personalizado, as marcas ainda podem ver os impactos positivos das personalizações parciais. A Levi’s lançou recentemente sua loja NextGen, que inclui uma “loja sob medida” da qual permite aos clientes comprar itens sob medida. Tais tipos de experiências online são o que os clientes amam, e irá garantir que eles voltem para uma marca continuamente.

6 – SERVIÇOS ESTENDIDOS

Marcas que vão ao além pelos seus clientes têm mais probabilidade de conquistar a lealdade a longo prazo. Os comerciantes que valorizam as necessidades de seus clientes vão mais longe. Considere a Nordstrom Local – pequenas lojas que a Nordstrom administra para gerenciar remessas e devoluções, alterações expressas, serviços de estilização e muito mais. Tais ofertas auxiliares mostram aos clientes que os comerciantes estão dispostos a se esforçar por eles.

7 – LEALDADE REINVENTADA

Os clientes desejam ser recompensados por seu apoio contínuo. Quase todo comerciante oferece uma associação de fidelidade, no entanto, é o que os comerciantes fazem com tal serviço de associação que poderá diferenciar sua marca de outras em sua categoria. Em um mundo digital, as marcas devem tornar suas associações disponíveis e facilmente acessíveis em todas as vias. Se for difícil fazer login, encontrar um número de cartão de membro ou se os comerciantes comunicarem mal as recompensas e benefícios, tais programas de fidelidade serão prejudicados. As marcas podem otimizar seus esforços de fidelidade ao realizar promoções importantes para seus clientes com base nos dados de que dispõem.

Essas 7 estratégias podem criar as melhores experiências digitais em todas as vias. Notificações push mais personalizadas, recomendações de produtos com curadoria no desktop, anúncios direcionados de mídia social e marketing preditivo por voz – e mais alguns! – garantem que as possibilidades de sucesso no comércio sejam infinitas.

A personalização pode aumentar as métricas de sucesso, mas pode não criar toda a experiência que os clientes desejam. No que parece ser outra vida, quando íamos aos shoppings com mais frequência com amigos e familiares, os consumido res desfrutavam de um senso de comunidade. As marcas também precisam oferecer esse senso de comunidade ao fazer compras por meio dos canais digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.