Nove passos das empresas prontas para o futuro

Neste artigo, você vai encontrar orientações do que é preciso se atentar e até mudar para ser uma empresa inovadora no mercado.

Que o mundo mudou, não preciso dizer. Porém, o comportamento segue o mesmo na maioria das empresas. A dificuldade de entender a nova realidade e se adaptar a um novo ambiente está devastando as companhias. Em boa parte dos casos não é por falta de investimento ou falta de tecnologia, mas a resistência em mudar. 

Utilizarei de um artigo da Mckinsey, escrito por Aaron De Smet, Chris Gagnon e Elizabeth Mygatt, para descrever os elementos das organizações do futuro.

1 – Tome uma posição de propósito

É necessário criar um forte senso de “porquê” a organização faz o que faz. Esse elemento obriga as empresas a discutirem e entenderem qual seu papel na sociedade. Muito além dos indicadores financeiros de EBITDA ou ROI, precisamos construir um olhar de impacto positivo para o planeta e para a sociedade. Seguindo esse raciocínio, os elementos de uma estratégia baseada nos pilares ESG são mandatórios. 

2 – Afie sua agenda de valor

Construa uma agenda clara de valor que não se limite somente a valores tangíveis e tradicionais de mensuração de valor. Use a cultura para criar um senso de dono e de pertencimento de cada colaborador e isso causará um efeito organizacional voltado a construir o propósito. Um desafio, nesse contexto, é entender o que difere a organização de todas as outras. A principal dor que surge em boa parte dos casos é perceber que a organização não tem absolutamente nenhum elemento que a diferencie. 

3- Use a cultura como seu molho secreto

Empresas com cultura forte têm retornos para os acionistas 3 vezes maior do que as que não têm. Cultura é o conjunto de comportamentos, rituais e experiências que descrevem como a empresa faz o que faz.

Uma importante característica desse molho é a criação de uma cultura baseada em crescimento. A cultura contrária a essa é uma cultura de baixo risco, medo da concorrência, reclamações e terceirização da responsabilidade para o mercado e o governo. 

Uma cultura baseada em crescimento incentiva a todos buscar mais, canaliza a energia para a realização de projetos que fortaleçam o propósito, faz com que cada colaborador entregue muito mais do que seu compromisso contratual e crie um elemento de crescimento sustentável de longo prazo.

4 – Estrutura radicalmente achatada

As empresas que estão preparadas para o futuro têm um viés em sua cultura conectada à velocidade. O foco não é criar uma estrutura hierárquica parruda. O foco é criar uma cultura e um sistema de agilidade que permitam que a organização invista sua energia e tempo em entregar sua proposta de valor o mais rápido possível. 

Nesse contexto, não há um foco em criar níveis hierárquicos. Não há um foco na criação de níveis intermediários de liderança. Não há a necessidade de termos líderes com a antiga cultura de chefe. 

Menos título, mais liberdade. 

5 – Tomada de decisão sobre turbocompressor

Empresas que tomam decisões rápidas são duas vezes mais propensas a tomar decisões de melhor qualidade do que as empresas de decisões lentas.

A crise da Covid-19 trouxe uma oportunidade única de turbinar o processo decisório. O C-level se concentra em tomar decisões transversais e a facilitar a implementação dos colaboradores. 

Um elemento necessário para que isso seja implementado é a cultura de decisão para o viés de ação e não mais para o viés de análise. 

6 – Trate o talento como mais escasso que o capital

A velocidade das mudanças está destruindo trabalhos em uma velocidade muito rápida, e criando tantas outras no mesmo patamar. Isso tem pressionado organizações a repensar e fortalecer sua estratégia de talentos. 

Essa estratégia passa a ser baseada em um entendimento mais profundo de quais talentos são necessários para a companhia, como eles poderão ser recrutados e como eles deverão ser gerenciados para o cumprimento do propósito e o atingimento dos resultados. 

Um cuidado que gosto de chamar atenção é que diversas empresas não entenderam ainda que precisam de competências que nunca tiveram antes. E, portanto, precisam entender que a ampliação da diversidade de colaboradores é fator essencial para o futuro da companhia.

7 – Adote uma visão de ecossistema

A colaboração entrou em outro patamar. Não estamos falando mais de colaboração entre departamentos. Precisamos discutir a estratégia organizacional com a visão de ecossistema. 

Como a estratégia pode utilizar de recursos externos para alavancar seus resultados e, dessa maneira, desenvolver uma estratégia de parcerias com outras empresas, startups, e até mesmo com concorrentes. 

Nesse contexto, existe uma mudança de mindset agressiva no pensamento do relacionamento da cadeia de suprimentos e fornecedores. A pressão de preço a todo custo deixa de ser foco prioritário e o foco no crescimento conjunto da cadeia ganha uma enorme atenção.

8 – Construa plataformas tecnológicas ricas em dados

As empresas do futuro consideram os dados um recurso notável e diferenciador. Nesse contexto, é mandatório criar uma série de novas tarefas para a gestão e valorização dos dados. Medir tudo o que pode ser medido.

Dê acessibilidade a todos que devem trabalhar com os dados. Seja Data-Driven Design. Dados precisam ser apresentados em um formato de qualidade.

9 – Acelere o aprendizado

Implemente a cultura Life-Long Learning. O mundo não vai parar de mudar. O ambiente de negócios não vai parar de mudar.

As organizações do futuro serão como escolas. Elas vão ensinar seus talentos e fazer com que eles evoluam sem parar.

Preparem-se para a TRANSFORMAÇÃO. Ela é MANDATÓRIA.

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